quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SÉRIE WORKSHOP - Por uma teoria musical dinâmica e inclusiva



SÉRIE WORKSHOP - TEORIA MUSICAL






PROF. PAULO LIMA
PROJETO UPGRADE MUSICAL-NUCLEO GUARATIBA RJ
21 3442-2015
21 9 8052-1977
21 9 9464-8581 - WHATSAPP



ROTEIRO DE ESTUDOS
__________________________________________________


Com base no perfil dos alunos em fase de começo dos estudos musicais, a "Série Workshop" pretende servir de apoio aos que necessitarem de mais uma fonte de consulta para ampliar o conhecimento dos assuntos de base para uma maior compreensão dos tópicos teóricos que afetam diretamente a prática, sobretudo, porque eles fazem a ponte entre o pensamento organizado e sua aplicação.


1.TOM & SEMITOM
2.ESCALA DIATÔNICA
3.INTERVALOS
4.FORMAÇÃO DE ACORDES
5.ESCALAS MAIORES E MENORES



TOM & SEMITOM

TOM - Distância entre dois sons ou notas que é formado pale junção de dois semitons.
SEMINTON- Uma distância um pouco menor entre duas notas ou a metade de um tom.

EXEMPLOS DE DISTÂNCIAS:


SEMITOM






TOM




TOM & SEMITOM





TIPOS DE SEMITOM

NATURAL - MI.FÁ/SI.DÓ (ESPECIFICAMENTE)
CROMÁTICO - NOMES IGUAIS / SONS DIFERENTES (EX.: DÓ.DÓ#)
DIATÔNICO - NOMES DIFERENTES/SONS DIFERENTES (EX.: DÓ.RÉb)



ESCALA DIATÔNICA DE DÓ MAIOR

C   D  E    F   G   A    B    C 
I    II  III  IV  V  VI VII VIII


GRAUS OU POSIÇÕES DA NOTAS 

I - TÔNICA
II - SUPERTÔNICA
III - MEDIANTE
IV - SUBDOMINANTE
V - DOMINANTE
VI - SUPERDOMINANTE
VII - SENSÍVEL
VIII - TÔNICA


ESTRUTURA EM TONS & SEMITONS

(TTstTTTst)


TONS

C.D = T
D.E = T
F.G = T
G.A = T
A.B= T

SEMITONS

E.F = st
B.C= st

ESTRUTURA INTERVALAR

1J 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J




INTERVALOS

Intervalos significa a distância entre dois sons.

OBS.: A base de raciocínio é a escala diatônica de Dó Maior.


2as = C.D
3as = C.E
4as = C.F
5as = C.G
6as = C.A
7as = C.B
8as = C.C*


CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS:

SIMPLES - ATÉ  UMA 8a.
COMPOSTO - ULTRAPASSA A 8a.
HARMÔNICO - SIMULTÂNEOS
MELÓDICO - SUCESSIVOS
ASCENDENTE - 1a NOTA + GRAVE
DESCENDENTE - 1a NOTA + AGUDA
CONSONANTE - NÃO PEDE RESOLUÇÃO
DISSONANTE - PEDE RESOLUÇÃO


PERFIL DOS INTERVALOS

2as - 3as - 6as - 7as = Maiores,menores, aumentadas e diminutas.
4as - 5as - 8as = Justas, aumentadas e diminutas.


REGRAS PARA OS INTERVALOS NATURAIS

2as - E.F/ B.C são menores e as demais todas maiores.
3as - Tendo E.F ou B.C são menores, não tendo maiores.
4as - Quase todas justas, menos (fa-si) que é 4a aumentada.
5as -  Si-fá 5a diminuta e as demais justas
6as/7as - Tendo (mi-fá + si-do) juntos serãos menores.Possuindo (mi-fá) ou (si-dó) separados, serão maiores.
8as - Todas Justas.

CLASSIFICAÇÃO POR QUANTIDADE DE TONS & SEMITONS


OBS. FOCO NOS MAIS USADOS.

2m - 1 semitom ou 1/2 tom - C.Db
2M - 1 tom - C.D
3m - 1,5 tom - C.Eb
3M - 2 tons - C.E
4J - 2,5 tons - C.F
4Aum - 3 tons - C.F#
5dim -  3 tons - C.Gb
5J - 3,5 tons - C.G
5Aum - 4 Tons - C.G#
6M - 4,5 Tons - C.A
7m - 5 Tons - C.Bb
7M - 5,5 Tons - C.B
8J - 6 Tons - C.C*


ACORDES: São grupos de notas usadas para hamonizar ou fazer bases para o acompanhamento musical.

TRÍADES: São os acordes de 3 sons.

X=F.3M.5J
Xm= F.3m.5J
X(#5)= F.3M.5Aum
Xº = F.3m.5dim

Ex.:

C = C.E.G
Cm = C Eb G
C(#5) = C E G#
Cº = C Eb Gb


F = FUNDAMENTAL=NOTA QUE DÁ O NOME AO ACORDE.

BAIXO= NOTA MAIS GRAVE DO ACORDE.

X = ACORDE PERFEITO MAIOR / Xm = ACORDE PERFEITO MENOR

ACORDES SIMÉTRICOS

X(#5) 



POSIÇÃO NATURAL - A fundamental é igual ao baixo, ou seja, são as mesmas notas.
INVERSÕES: É quando a fundamenta e o baixo são notas distintas.

Obs.: As tríades possuem 2 inversões.

Logo:

1ªInversão - 3ª no baixo
2ª Inversão - 5ª no baixo

TÉTRADES = ACORDES DE 4 SONS

Xm6 = F.3m.5J.6M
X6 = F.3M.5J.6M 
X7 = F.3M.5J.7m                                                                
X7M = F.3M.5J.7M
X7M(#5)
Xm7M = F.3m.5J.7M
Xm7= F.3M.5J.7m
Xº=F.3m.5dim.7dim
Xm7(b5)= F.3m.5dim.7m

Ex.

 Cm6 = C.Eb.G.A
 C6 = C.E.G.A
 C7= C.E.G.Bb
 C7M = C.E.G.B
 C7M(#5) = C.E.G#.B
 Cm7 = C.Eb.G.Bb
 Cm7M = C.Eb.G.B
 Cº = C.Eb.G.A
Cm7(b5) = C.Eb.Gb Bb


POSIÇÃO NATURAL 

1ªINVERSÃO

2ªINVERSÃO

3ªINVERSÃO


ESCALAS BÁSICAS


C D E F G A B C - Dó Maior  - T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J

C D Eb F G Ab Bb C - Dó Menor Natural - T 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J

C D Eb F G Ab B C - Dó Menor Hármônica - T 2M 3m 4J 5J 6m 7M 8J

C D Eb F G A B C - Dó Menor Melódica - T 2M 3m 4J 5J 6M 7M 8J


Obs. Tais acordes e escalas acima devem ser praticados em todos os tons.








Nenhum comentário:

Postar um comentário