quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ENTREVISTA COM PAULO LIMA PRODUTOR MUSICAL & PROFESSOR



UM PAPO DESCONTRAÍDO 
COM O MÚSICO, 
PRODUTOR MUSICAL 
E PROFESSOR PAULO LIMA.



          PERGUNTAS                       x                        RESPOSTAS

         




1. Como foi o começo do seu contato com a música?

Minha mãe me ninava cantando quando ainda estava em seu ventre rsrsrrs!.E meus tios, primos e irmãos são músicos talentosos também e vejo isso, como uma benção de Deus.Mas, a música quanto arte ficou latente em minha adolescência quando meu irmão começou a aprender a tocar violão com o Mestre Aloísio de Guaratiba-RJ que hj descansa na casa do Pai... e achava curioso meu irmão de repente praticando o estudo do violão clássico e lenvando muito a sério e quando ele retornava para a marinha, o violão ficava lá e parecia me chamar para tocá-lo também. E eu em princípio, comecei pelas antigas modinhas cifradas de violão que eram comuns naquela época antes da internet, é claro. Portanto, fui memorizando os primeiro acordes e tinha um amigo que me dava aulas de Karatê que sabia muito sobre o violão popular, seu nome é Osíris Faria, meu brother até hoje e ele me deu os primeiros toques para começar a tocar as primeiras canções básicas e depois, o meu irmão me levou para aprender com o seu professor um pouco do "Violão Erudito" assim startei o meu caminho na arte musical. Minha trajetória é longa e passei por dois grandes centros musicais importantes da cidade maravilhosa mais tarde quando já tocava profissionalmente. A Escola Estadual de Música Heitor Villa-Lobos e o Centro Musical Ian Guest, ambos na capital do Rio de Janeiro e muitos outros cursos e professores particulares que tive durante a estrada até aqui.Quero finalizar dizendo que participei ativamente da música religiosa e toquei por muito tempo na Paróquia que fui batizado, isto é, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e sempre que posso colaboro até os dias de hoje.Atualmente, ela é presidida pelo Padre João Custódio, uma pessoa que sempre acreditou no meu talento desde de o começo.

2. O seu ouvido é absoluto? Quem me dera, costumo dizer que meu ouvido é o relativo, pois, tive que ralar muito ao educá-lo para a música e veio a sorte de conhecer a metodologia adequada para o meu principal instrumento de trabalho o meu ouvido que Deus me deu.

3. Quais os estilos musicais que mais o influenciaram? Hoje acredito que sou uma espécie de "mosaico sonoro" e ouço de tudo um pouco.Mas, a música erudita, o Jazz , o Blues , o Rock, a Bossa-nova e a música religiosa em geral são as que mais contribuíram para a minha formação.

4. Quais os instrumentos você toca atualmente? Costumo frisar que sou violonista e tecladista profissional.Todavia, como produtor e arranjador me vi obrigado a entender um pouco dos demais instrumentos utilizados na música pop como: guitarra, baixo, bateria, cavaquinho, banjo e um pouco de percussão, a voz para os vocais nos discos que produzo e outros;

5. O que é ser músico? Ser músico é ser um profissional da arte que leva o entretenimento como resultado do seu fazer artístico.Toda sociedade consome música de alguma maneria para tal, faz se necessário um perito ou amador que execute esta função.O músico é um artista e pode contribuir muito para a cultura de um povo ou uma cidade seja qual for.

6.Qual a importância da educação musical? A música deve fazer parte do dia-a-dia das escolas e das pessoas e isso não quer dizer que as escolas devem formar músicos aos montes.A idéia é que todos possam ao menos entender estéticamente e criticar uma obra artístitica ou os enlatados.Coisa que hoje é difícil de acontecer somos bombardeados pelos interesses comerciais ou ideológicos de alguém e a formação musical nos dá uma certa proteção contra certas situações. Hoje podemos utilizar a internet para compensar esta falta de acesso e podemos ser mais seletivos... por vários motivos já conhecidos no Brasil.

7. Quais são os seus últimos trabalhos? Tive a honra de ter 2 músicas no cd em homenagem ao Papa Francico CD - NO CORAÇÃO DA JORNADA 2013 com as minhas composições Jovens Abençoados e Mãe Aparecida gravadas pelos grandes nomes da música católica do Brasil e um projeto chamado Natal In Bossa que tenho a maior alegria de tê-lo gravado com a participação do meu amigo Saxofonista Ronaldo Martins. Hoje estou dando aulas em meu projeto denominado UPGRADE MUSICAL e demais escolas do RJ e ainda em segredo estou trabalhando na produção de um cd gospel que fui recentemente convidado por uma Igreja Tradicional EVANGÉLICA.


8. Quais as principais características que um músico profissional de possuir?

O mercado musical está cada vez mais competitivo e o músico deve se atualizar e buscar sempre se reinventar, sair da zona de conforto para não ficar obsoleto.Estudar é sempre importante e ser organizado para atender as demandas que surgem.Ser um pesquisador inquieto e acreditar na sua intuição.

9. Conte uma história que aconteceu com você quando começou a estudar música?

Fiz uma prova para ser admitido em um grande centro de ensino musical do RJ...
No manual do aluno estava escrito que os instrumentos da escola poderiam ser utilizados quando não usados em atividade docente, ou seja, pelos alunos que não possuiam o instrumento, e isso me motivou a tentar a prova e passei ... sendo que por ser um músico cartente e de família muito humilde não tinha o piano e contava com os instrumentos da escola que me matriculei.Logo, fui barrado e não conseguia o piano para estudar, mesmo sendo garantido no manual do estudante daquela instituição renomada ... Pedi uma audiência com o Diretor que mais parecia um trem de tão grosso que me disse: "Se não tens o piano o que faz aqui? " eu fiquei muito indignado com tal atitude do Sr. diretor e o respondi: "Quem escreveu este manual é louco? Pois, aqui informa que todos os alunos podem usar os equipamentos quando não estiverem sendo usados em aula." O Diretor grosso e despreparado falou aos berros  com a sua secretária... arrume um piano para este garoto agora".

10. Deixe uma mensagem para os que estão começando na arte musical? Caro amigos estudantes de música, sejam perseverantes em tudo que empreenderem.Acima de tudo, sejam humildes.Os desafios virão, mas sempre há uma brecha, uma lacuna ou oportunidade para os que são "chamados"...  temos que levantar a cabeça e ver mais adiante. Não sejam acomodados.Procurem se superar e assim, o retorno virá apartir de sua busca e disciplina.Portanto, dedique-se ao máximo que o sucesso o aguarda, seja qual for o seu conceito de sucesso.Tenham fé!



BY PROJETO UPGRADE MUSICAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário