HARMONIA FUNCIONAL COM PROF. PAULO LIMA
Chega um momento que tocamos muitas coisas e ao mesmo tempo temos a sensação que estamos andando em círculos e aí vem desmotivação por falta de respostas.Logo, não fique triste é hora de avançar e crescer um pouco mais.Venha participar conosco!
Público-Alvo: Violonistas, guitarristas, tecladistas, cavaquinistas e/ou todo músico que toca um instrumento harmônico ...
DEPOIMENTO: Já ensinei sobre estes temas a muitos alunos e amigos músicos que tinham grande talento, isto é, iniciantes/intermediários/avançados e até profissionais que sentiram uma mudança radical em sua visão ou maneira de tocar.Portanto, há uma enorme alegria em compartilhar este preciosos conhecimentos.
Ass. Prof. Paulo Lima
SOBRE O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
_________________________________________________________
Curso de Harmonia 1 & 2 – Conteúdo
- Série Harmônica
- Cifras: Linguagem & Aplicação
- Tom/semitom + Intervalos (Revisão)
- Acordes (Montagem Aplicação)
- Inversões
- Posição de Acordes
- Abertura de Acordes
- Sistemas Musicais: Modal, tonal & atonal;
- Tríades M,m, aum e dim em todos os tons;
- Campo Harmônico Maior: Tríades, Tétrades & Notas de Tensões
- Dominantes: Primário & Secundários
- Trítono: "o conceito"
- Resolução: "o conceito"
- Dominante Substituto ou SubV7
- Dominantes Estendidos
- Two five ou II cadencial
- IIm7 V7 Estendidos
- IIm7 Subv7 Estendidos
- Funções Harmônicas: Tônica, subdominante & dominante.
- Observação ampliada do Campo Harmônico – “zoom”
- Substituição harmônica
- Cadências
- Relativo X anti-relativo
- Acordes Diminutos
- X° e o duplo trítono.
- Diminutos e suas resoluções
- Dominante modal “Vm7”
- Dominante V7Sus4 OU X/9ª
- Dominante V7SUS4 V7 (apogiatura harmônica)
- Modos ou inversões de escalas
Jônico, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio & lócrio;
- Notas de tensão, notas de passagem, notas do acorde.
- Campos Harmônicos Menores
- Modos das Escalas Menores
- Acordes de Empréstimo Modal
- Pentatônicas
- Escala Blues
- Introdução ao Blues 12/8
- Dominantes Estendidos
- Relação Melodia/Harmonia
- Modos na Escala Menor
- Subdominante Menor( AEM)
- #IVm7(b5)
- Dominante Alderado
- Trítono E suas Resoluções
- Trítono no diminuto
- Modulação
- Modulação transicional
_____________________________________________________
Harmonia 3 & 4
- Dominantes substitutos secundários, estendidos e 2 cadencial relativo;
- Resoluções deceptivas mais comuns de V7/I
- Acordes V7 sem função dominante
- Acordes Dominantes com resolução deceptiva.Acordes diatônicos com alteração cromática
- Tensões disponíveis e a sua relação com a escala de acorde
- Relação: Melodia/Harmonia
- Finais Estendidos & Retorno Harmônico
- Modulação no Arranjo
- Músicas em tom menor
- Correção da cifragem errada
- Pedal & Ostinato
- Condução de progressão no teclado
- Inversão
- Rearmonização por área funcional
- Introdução
- Rearmonização por área funcional
- Métodos: 1) Modificação diatônica de uma progressão de acordes. 2) Métodos de acordes de aproximação.
a) Expansão do conceito de aproximação diatônica
b) Expansão do conceito de aproximação dominante
- O uso de outros acordes relacionados ao tom
- O uso de uma linha de Baixo para organizar uma rearmonização
- Rearmonização estendida
- Deslocamento rítmico de dominantes
- Rearmonização de uma frase melódica
- Estrutura de acordes “incompletos” (Híbridas);
- Poli-acordes
- TES
- Cluster
- inside x out side
___________________________________________________
Bibliografia:
- Harmonia 1 & 2 - IAN GUEST
- Harmonia & Improvisação 1 & 2 - Almir Chediak
- Curso de Harmonia Popular - Método Tomás Improta
- Apostila Upgrade Musical - Prof. Paulo Lima
Curso de Harmonia 1 & 2 – Conteúdo
- Série Harmônica
- Cifras: Linguagem & Aplicação
- Tom/semitom + Intervalos (Revisão)
- Acordes (Montagem Aplicação)
- Inversões
- Posição de Acordes
- Abertura de Acordes
- Sistemas Musicais: Modal, tonal & atonal;
- Tríades M,m, aum e dim em todos os tons;
- Campo Harmônico Maior: Tríades, Tétrades & Notas de Tensões
- Dominantes: Primário & Secundários
- Trítono: "o conceito"
- Resolução: "o conceito"
- Dominante Substituto ou SubV7
- Dominantes Estendidos
- Two five ou II cadencial
- IIm7 V7 Estendidos
- IIm7 Subv7 Estendidos
- Funções Harmônicas: Tônica, subdominante & dominante.
- Observação ampliada do Campo Harmônico – “zoom”
- Substituição harmônica
- Cadências
- Relativo X anti-relativo
- Acordes Diminutos
- X° e o duplo trítono.
- Diminutos e suas resoluções
- Dominante modal “Vm7”
- Dominante V7Sus4 OU X/9ª
- Dominante V7SUS4 V7 (apogiatura harmônica)
- Modos ou inversões de escalas
Jônico, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio & lócrio;
- Notas de tensão, notas de passagem, notas do acorde.
- Campos Harmônicos Menores
- Modos das Escalas Menores
- Acordes de Empréstimo Modal
- Pentatônicas
- Escala Blues
- Introdução ao Blues 12/8
- Dominantes Estendidos
- Relação Melodia/Harmonia
- Modos na Escala Menor
- Subdominante Menor( AEM)
- #IVm7(b5)
- Dominante Alderado
- Trítono E suas Resoluções
- Trítono no diminuto
- Modulação
- Modulação transicional
_____________________________________________________
Harmonia 3 & 4
- Dominantes substitutos secundários, estendidos e 2 cadencial relativo;
- Resoluções deceptivas mais comuns de V7/I
- Acordes V7 sem função dominante
- Acordes Dominantes com resolução deceptiva.Acordes diatônicos com alteração cromática
- Tensões disponíveis e a sua relação com a escala de acorde
- Relação: Melodia/Harmonia
- Finais Estendidos & Retorno Harmônico
- Modulação no Arranjo
- Músicas em tom menor
- Correção da cifragem errada
- Pedal & Ostinato
- Condução de progressão no teclado
- Inversão
- Rearmonização por área funcional
- Introdução
- Rearmonização por área funcional
- Métodos: 1) Modificação diatônica de uma progressão de acordes. 2) Métodos de acordes de aproximação.
a) Expansão do conceito de aproximação diatônica
b) Expansão do conceito de aproximação dominante
- O uso de outros acordes relacionados ao tom
- O uso de uma linha de Baixo para organizar uma rearmonização
- Rearmonização estendida
- Deslocamento rítmico de dominantes
- Rearmonização de uma frase melódica
- Estrutura de acordes “incompletos” (Híbridas);
- Poli-acordes
- TES
- Cluster
- inside x out side
___________________________________________________
Bibliografia:
- Harmonia 1 & 2 - IAN GUEST
- Harmonia & Improvisação 1 & 2 - Almir Chediak
- Curso de Harmonia Popular - Método Tomás Improta
- Apostila Upgrade Musical - Prof. Paulo Lima
21 96919-9936 - UPGRADE MUSICAL
Thanks so much with this fantastic new web site. I’m very fired up to show it to anyone. It makes me so satisfied your vast understanding and wisdom have a new channel for trying into the world. Please visit site instagram viewer to find instagram for yourself,
ResponderExcluir