10 DICAS DO PROFESSOR PAULO LIMA PARA OS ESTUDANTES DE MÚSICA!
Coordenador
Já faz algum tempo que meus alunos(as) do Projeto UM
me solicitaram algumas dicas para ajuda-lós no dia a dia.
Espero que os pontos abaixo destacados possam de fato contribuir
com as atividades musicais de vocês meus amigos.Bons estudos!
1. ROTINA DE ESTUDOS
• O
músico deve estudar muito, isto é, diariamente.
• Procure
uma boa escola ou prof. particular.
• Tenha
foco, meta e objetivo.
• Seja
organizado e disciplinado.
• Materiais
de apoio: livros, CDs,DVDs e a internet.
• Seja
um pesquisador dedicado do seu instrumento
e da área musical q/ deseja.
• Jamais
tenha vergonha de perguntar.
• Use
o tempo a seu favor.
• Crie
um cronograma de estudos.
• Planeje as
ações e avalie os resultados .
2.ENSAIOS
• Produza os seus ensaios.Veja o repertório e
prepare-se antes.
• Procure otimizar a atuação no trabalho que esteja
inserido.
• Corresponda as expectativas sendo pontual.
• Prepare-se antes e faça a sua parte.
• Ajude os que tem dificuldade.
• Capacidade de produção e integração.
• Coopere c/ o maestro,regente, produtor ou diretor
musical.
• Mantenha o local de ensaio sempre limpo e
organizado.
• Procure ensaiar num local de fácil acesso para
todos.
• Ensaie em estúdio e grave -os sempre que possível.
3.PRÁTICA
DE CONJUNTO
• No conjunto é o coletivo o que mais importa.
• Há que se trabalhar a uniformidade do grupo.
• A diversidade é positiva no momento certo.
• O “Eu” é substituído pelo “Nós”.
• Diálogo e transparência ajudam demais.
• O líder deve ser bem articulado e pró-ativo.
• O coordenador conduz o trabalho em equipe.
• A base musical deve ser segura. Pré-ensaio de
harmonia e/ou vocal separado pode ajudar.
4.PROBLEMAS x SOLUÇÕES
• Identificar e tratar encarando de frente as
situações conflitantes.
• Qualificação dos músicos: é um processo permanente
e importante para o sucesso.
• Performance: Colher o feedback do público.
• Rendimento: avalie o coletivo e o individual.
• Comprometimento: Observar o grau de entrega.
• Responsabilidade: veja à adesão, doação e o interesse.
• Prioridade: o que deve ser feito de imediato?
5. O INSTRUMENTO PESSOAL
• A sua ferramenta de trabalho é sagrada.
• A manutenção é a palavra-chave.
• Ter um instrumento reserva.
• Evitar emprestar.
• Nota fiscal é importante.
• Cases e capas protetoras.
• Limpeza adequada e o uso de produtos p/ tal.
• Seu instrumento deve dar a resposta que precisa.
6.SONORIZAÇÃO
• HJ sem um bom equipamento de som não se pode fazer
nada. Retornos e/ou fones tops.
• Faça sempre uma visita técnica prévia ao local da
apresentação.
• O organizador deve prover a solução de acordo c/ o
evento.
• Se o som for de baixa qualidade sua apresentação
estará comprometida e o público pode ñ gostar da performance, sendo que a
sonorização é inadequada.
• Complemente se puder faça o seu algo mais.
7. O OUVIDO
• A percepção auditiva é um elemento muito importante
para os músicos que desejam sair da superfície e mergulhar na compreensão da
música mais profundamente.
• Alguns tem um ouvido apurado mais que os
outros.(Ouvido absoluto x relativo).
• O ouvido pode ser treinado.
• Buscar a precisão de sua principal ferramenta de
trabalho.
• Tenha muita
concentração ao ouvir uma música que vai executar.
9.DESAFIOS
• Procure novos desafios sempre.
• Saia da zona de conforto.
• Procure ser crítico c/ tudo que você faz parte.
• Participe de festivais, workshops e congressos.
• Toque com músicos mais experientes.
• Aceitar os convites.
• Montar a turnê.
• Dar movimento ao projeto.
10.ADMINISTRAR O TEMPO
• Estudos
• Ensaios
• Shows
• Formação geral
• Das músicas e do repertório (Set list)
• Reuniões
• Palestras
• Congressos
21 964-140906 - ZAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário