quarta-feira, 5 de novembro de 2014

MÚSICA: FÉ & CULTURA


O Projeto Upgrade Musical solicitou a colaboração do Reverendo Pastor Anderson Silva da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana/Mato Alto - Guaratiba RJ. Para a produção deste artigo que aborda a música em uma visão bílica bem ampla e que pudesse estabelecer um ponto de contato entre a Fé e a Cultura .  



 



O QUE É BOA MÚSICA?


Quando pensamos em arte não podemos olvidar do fato de que a música se é uma das formas de se perceber a belíssima habilidade criativa do ser humano; a mesma, através da expressão artística musical é capaz de nos deleitar com melodias que – por vezes – nos
 deixam embevecidos. Entretanto, não é qualquer música que arrebata o coração de uma pessoa. É imprescindível que a canção tenha qualidade. Portanto, conhecermos um pouco de sua História e percebermos sua presença no texto bíblico nos auxiliará na compreensão do Que É Boa Música.
Já no limiar da narrativa sagrada, na conclusão do primeiro relato da Criação, encontramos uma expressão divina contundente: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom (Gn 1,31). Este advérbio de intensidade põe em relevo a perfeição inerente às obras divinas. Isso afeta também a capacidade artística como parte do conjunto de Graças com as quais Deus enriqueceu a pessoa humana. Logo, não nos causa surpresa o fato de que esta vocação milenar já se notabilizava nos primórdios da Narrativa Bíblica, como na menção de Jubal, um fabricante de instrumentos (Gn 4,17-21). Sabedor desta sublime verdade, Agostinho, Bispo de Hipona asseverava: "A música, isto é, a doutrina e a arte de bem modular, como anúncio de grandes coisas foi concedida pela divina liberalidade aos mortais dotados de alma racional". Constatamos também um episódio marcante na vida do povo hebreu, que ao escapar ileso na travessia do Mar Vermelho, entoou um cântico em que reconhecia o protagonismo do Senhor naquela portentosa vitória. De igual modo, Miriã, irmã de Moisés, sob inspiração profética, liderou as mulheres em um alegre tocar de tamborins e em danças (Êx 15,1-21).  Durante a monarquia davídica, enquanto transportavam a Arca da Aliança para Jerusalém, o rei Davi e os seus súditos "alegravam-se perante o SENHOR com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos"(2Sm 6,5). O próprio rei estabeleceu as regras da música a usar-se na Liturgia Sagrada (1 Cr 23, 5; 25, 2-31). Igualmente observamos a música sendo entoada por Jesus e seus discípulos quando se encontravam no cenáculo; nessa ocasião em que foi instituída a Ceia do Senhor (Mt 26,26-30). Não foi diferente com o advento da igreja fundada pelo Salvador. Não raro, encontramos a música como meio de instrução bíblica, edificação mútua e louvor a Deus (1Co 14,26; Ef 5,18-21; Cl 3,16) nas reuniões da comunidade cristã.
 Feita essas considerações peço ao digno leitor deste singelo artigo que me acompanhe nas seguintes considerações quanto ao Que É Boa Música.
Dentro do presente texto, gostaria de destacar pelo menos três aspectos que demonstram a Importância da Boa Música (você poderá enumerar outros). Em primeiro lugar a Boa Música Honra o Criador (1Co 10,31). Já dizia o grande maestro, músico e violinista Johann Sebastian Bach que “O objetivo e meta final da música não deveria ser outro senão a glória de Deus”.
Um segundo item que quero elencar sobre a Importância da Boa Música é o fato de que a mesma se constitui em um modo legítimo de se expressar o Amor Cristão (1Co 16,14). A Boa Música promove a fé e eleva o espírito a Deus unindo-o cada vez mais a Ele. Existe manifestação maior de amor do que esta? A de encaminhar alguém a Deus?
E por último, um terceiro elemento que demonstra O que É Boa Música implica em seu poder terapêutico (1Sm 16,14-23). "A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição (Aristóteles)." Sim, estimado leitor, a boa música através de sua letra, harmonia dos sons, beleza e suavidade com que é composta e entoada se estabelecerá como uma poderosa ferramenta para demover as pessoas do mal, inspirá-las a virtude, bem como aproximá-las do Eterno.
Que tal passarmos a promover a boa música, qual seja aquela que exalta e engrandece o nome Daquele que é digno de louvor? Até Deus se serve da boa música e que nós utilizemos dela a fim de nos unirmos cada vez mais a Ele (Sl 73,28) bem como aos nossos irmãos (Sl 133).

No insondável amor de Cristo

Pr. Anderson Orofino da Silva – Igreja Metodista Wesleyana em Mato Alto





By Projeto Upgrade Musical




Contatos:

21 3442 - 2015
21 9 8052-1977




Nenhum comentário:

Postar um comentário