SÉRIE WORKSHOP - TEORIA MUSICAL
PROF. PAULO LIMA
PROJETO UPGRADE MUSICAL-NUCLEO GUARATIBA RJ
21 3442-2015
21 9 8052-1977
21 9 9464-8581 - WHATSAPP
ROTEIRO DE ESTUDOS
__________________________________________________
Com base no perfil dos alunos em fase de começo dos estudos musicais, a "Série Workshop" pretende servir de apoio aos que necessitarem de mais uma fonte de consulta para ampliar o conhecimento dos assuntos de base para uma maior compreensão dos tópicos teóricos que afetam diretamente a prática, sobretudo, porque eles fazem a ponte entre o pensamento organizado e sua aplicação.
1.TOM & SEMITOM
2.ESCALA DIATÔNICA
3.INTERVALOS
4.FORMAÇÃO DE ACORDES
5.ESCALAS MAIORES E MENORES
TOM & SEMITOM
TOM - Distância entre dois sons ou notas que é formado pale junção de dois semitons.
SEMINTON- Uma distância um pouco menor entre duas notas ou a metade de um tom.
EXEMPLOS DE DISTÂNCIAS:
SEMITOM
TOM
TOM & SEMITOM
TIPOS DE SEMITOM
NATURAL - MI.FÁ/SI.DÓ (ESPECIFICAMENTE)
CROMÁTICO - NOMES IGUAIS / SONS DIFERENTES (EX.: DÓ.DÓ#)
DIATÔNICO - NOMES DIFERENTES/SONS DIFERENTES (EX.: DÓ.RÉb)
ESCALA DIATÔNICA DE DÓ MAIOR
C D E F G A B C
I II III IV V VI VII VIII
GRAUS OU POSIÇÕES DA NOTAS
I - TÔNICA
II - SUPERTÔNICA
III - MEDIANTE
IV - SUBDOMINANTE
V - DOMINANTE
VI - SUPERDOMINANTE
VII - SENSÍVEL
VIII - TÔNICA
ESTRUTURA EM TONS & SEMITONS
(TTstTTTst)
TONS
C.D = T
D.E = T
F.G = T
G.A = T
A.B= T
SEMITONS
E.F = st
B.C= st
ESTRUTURA INTERVALAR
1J 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J
INTERVALOS
Intervalos significa a distância entre dois sons.
OBS.: A base de raciocínio é a escala diatônica de Dó Maior.
2as = C.D
3as = C.E
4as = C.F
5as = C.G
6as = C.A
7as = C.B
8as = C.C*
CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS:
SIMPLES - ATÉ UMA 8a.
COMPOSTO - ULTRAPASSA A 8a.
HARMÔNICO - SIMULTÂNEOS
MELÓDICO - SUCESSIVOS
ASCENDENTE - 1a NOTA + GRAVE
DESCENDENTE - 1a NOTA + AGUDA
CONSONANTE - NÃO PEDE RESOLUÇÃO
DISSONANTE - PEDE RESOLUÇÃO
PERFIL DOS INTERVALOS
2as - 3as - 6as - 7as = Maiores,menores, aumentadas e diminutas.
4as - 5as - 8as = Justas, aumentadas e diminutas.
REGRAS PARA OS INTERVALOS NATURAIS
2as - E.F/ B.C são menores e as demais todas maiores.
3as - Tendo E.F ou B.C são menores, não tendo maiores.
4as - Quase todas justas, menos (fa-si) que é 4a aumentada.
5as - Si-fá 5a diminuta e as demais justas
6as/7as - Tendo (mi-fá + si-do) juntos serãos menores.Possuindo (mi-fá) ou (si-dó) separados, serão maiores.
8as - Todas Justas.
CLASSIFICAÇÃO POR QUANTIDADE DE TONS & SEMITONS
OBS. FOCO NOS MAIS USADOS.
2m - 1 semitom ou 1/2 tom - C.Db
2M - 1 tom - C.D
3m - 1,5 tom - C.Eb
3M - 2 tons - C.E
4J - 2,5 tons - C.F
4Aum - 3 tons - C.F#
5dim - 3 tons - C.Gb
5J - 3,5 tons - C.G
5Aum - 4 Tons - C.G#
6M - 4,5 Tons - C.A
7m - 5 Tons - C.Bb
7M - 5,5 Tons - C.B
8J - 6 Tons - C.C*
ACORDES: São grupos de notas usadas para hamonizar ou fazer bases para o acompanhamento musical.
TRÍADES: São os acordes de 3 sons.
X=F.3M.5J
Xm= F.3m.5J
X(#5)= F.3M.5Aum
Xº = F.3m.5dim
Ex.:
C = C.E.G
Cm = C Eb G
C(#5) = C E G#
Cº = C Eb Gb
F = FUNDAMENTAL=NOTA QUE DÁ O NOME AO ACORDE.
BAIXO= NOTA MAIS GRAVE DO ACORDE.
X = ACORDE PERFEITO MAIOR / Xm = ACORDE PERFEITO MENOR
ACORDES SIMÉTRICOS
X(#5)
Xº
POSIÇÃO NATURAL - A fundamental é igual ao baixo, ou seja, são as mesmas notas.
INVERSÕES: É quando a fundamenta e o baixo são notas distintas.
Obs.: As tríades possuem 2 inversões.
Logo:
1ªInversão - 3ª no baixo
2ª Inversão - 5ª no baixo
TÉTRADES = ACORDES DE 4 SONS
Xm6 = F.3m.5J.6M
X6 = F.3M.5J.6M
X7 = F.3M.5J.7m
X7M = F.3M.5J.7M
X7M(#5)
Xm7M = F.3m.5J.7M
Xm7= F.3M.5J.7m
Xº=F.3m.5dim.7dim
Xm7(b5)= F.3m.5dim.7m
Ex.
Cm6 = C.Eb.G.A
C6 = C.E.G.A
C7= C.E.G.Bb
C7M = C.E.G.B
C7M(#5) = C.E.G#.B
Cm7 = C.Eb.G.Bb
Cm7M = C.Eb.G.B
Cº = C.Eb.G.A
Cm7(b5) = C.Eb.Gb Bb
POSIÇÃO NATURAL
1ªINVERSÃO
2ªINVERSÃO
3ªINVERSÃO
ESCALAS BÁSICAS
C D E F G A B C - Dó Maior - T 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J
C D Eb F G Ab Bb C - Dó Menor Natural - T 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J
C D Eb F G Ab B C - Dó Menor Hármônica - T 2M 3m 4J 5J 6m 7M 8J
C D Eb F G A B C - Dó Menor Melódica - T 2M 3m 4J 5J 6M 7M 8J
Obs. Tais acordes e escalas acima devem ser praticados em todos os tons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário